O guitarrista inglês Rob Chapman

O músico britânico Rob Chapman, responsável por um dos canais de guitarra mais populares no YouTube recentemente divulgou um vídeo muito interessante sobre mitos associados ao aprendizado do instrumento. Ele lista lendas que inevitavelmente iremos ouvir ao estudar guitarra. Importante ressaltar que alguns mitos são controversos e podem gerar discordâncias; o Mito nº 1, por exemplo, provavelmente é um dos mais discutíveis e relativos. Aproveite a leitura e não deixe de comentar se concorda ou não com as opiniões do cara. Chapman também é cantor e guitarrista da banda Dorje e trabalha na loja Andertons (aliás, vale a pena conferir o canal da loja e seus criativos reviews de equipamentos):

1º Mito: Para aprender a tocar guitarra, é preciso começar no violão

Um não vive sem o outro? Não necessariamente…

Por meio de uma série de argumentos, Chapman desconstrói a concepção de que é obrigatório “dominar” o violão para só depois partir para a sua versão elétrica. Ele fala também que vários guitarristas famosos começaram sem o violão. “Certas técnicas possíveis na guitarra não podem ser reproduzidas acusticamente, portanto, eu defendo que é sempre melhor começar diretamente no instrumento que você pretende aprender”, defende Rob Chapman.  

 

2º Mito: Você precisa de um amplificador para começar a tocar

Para iniciantes, o amplificador não é fundamental – Chapman inclusive cita casos de guitarristas que passaram anos sem o equipamento e ainda sim conseguiram evoluir. “Tocar a guitarra desplugada é bom para desenvolver apuro técnico. Mas é claro que o recomendável é treinar com uma boa guitarra. Quanto melhor, mais audível ela será desplugada”.

3º Mito: Você precisa começar com uma guitarra mais barata

Não precisa ser um profissional para investir naquela sonhada Telecaster. Cheers!

Errado. Na opinião do músico inglês, que inclusive possui sua própria marca de guitarras, a Chapman Guitars, você não deve se privar da aquisição de instrumentos top. Isso se você puder pagar, claro. O importante é combinar os limites do seu orçamento com algo que lhe deixe empolgado para começar a tocar. “Se você pode arcar com uma Gibson, ótimo. Mesmo se você desistir de toca-la, o investimento não será perdido, uma vez que as melhores marcas só tendem a valorizar”, explica.

4º mito: Comece usando cordas mais finas

Falso! Cada estudante possui características físicas diferentes – e isso que irá direcionar a escolha certa da espessura das cordas.

Por exemplo, crianças tendem a ter mãos mais suaves, portanto, devem usar cordas mais leves. Já adultos com mãos calejadas devem usar um jogo de cordas mais pesado. Para mais informações sobre a escolha certa do encordoamento, acesse este post da Elixir Strings.

5º mito: Você precisa ler música e compor para ser um guitarrista

Provavelmente, o mito mais controverso de todos porque tem um fundo de verdade. Explicando: se você pretende ser um guitarrista de metal, rock ou blues, não precisa necessariamente de ler música.

Na história, há incontáveis casos de artistas que não sabiam ler uma nota sequer e foram extremamente bem sucedidos. Agora, se você tem a pretensão de ser um músico de estúdio ou tocar música clássica, você definitivamente precisará ler partituras e saber teoria.

Confira o vídeo completo (em inglês, infelizmente sem legendas):



E aí, concorda com os mitos elencados por Rob Chapman? Faltou algum outro? Comente abaixo. Ah, e se você se interessa por equipamentos para guitarra mas não entende muito do assunto, há um curso muito legal sobre o assunto.
Trata-se do Ninja do Setup, que ensina tudo o que você precisa saber para escolher o seu arsenal ideal de guitarra. Mais detalhes aqui!