6 canais no YouTube que todo guitarrista deveria acompanhar

Em meio aos milhares de canais de guitarra no YouTube, alguns se destacam pela maneira original de abordar o universo do instrumento. No Brasil, há centenas de canais relevantes para o aprendizado da guitarra – alguns podem ser conferidos neste post. Já entre os canais gringos, a oferta é gigantesca e tem de tudo: sacadas bem humoradas, reviews e comparações entre instrumentos e até jogos de adivinhação.

Uma observação: são canais gringos, a maioria de ingleses e americanos. Mesmo que você não seja fluente no inglês, vale a pena conferir seu conteúdo. Se você curte curiosidades e busca sempre aprender algo novo sobre o vasto mundo da guitarra, acompanhe o restante do artigo. Explicaremos melhor o que cada canal oferece.

 

1ª Categoria: Reviews de instrumentos e equipamentos

Todo guitarrista é um nerd, certo? Afinal, gostamos de discutir e argumentar sobre nossas predileções (Fender ou Gibson? Marshall ou Orange?), como em qualquer outro paixão ou hobby. Nesse quesito, dois canais são imbatíveis para quem curte sacar testes e reviews de pedais, amps e, claro, guitarras. A começar pelo canal da Andertons. A tradicional loja inglesa – na ativa desde 1964 (!!!) – talvez seja a mais divertida.

Original e criativo, o canal aposta em categorias de vídeos que viraram marca registrada, como a série “Sound like… without busting the bank”, algo como “Soe como… sem falir”, em que os vendedores da loja, como o famoso Rob Chapman (mais sobre ele neste post), mostram guitarras e equipamentos acessíveis financeiramente e que emulam a sonoridade de determinado artista. 

Confira o vídeo em que eles demostram como soar como John Frusciante, o genial guitarrista do Red Hot Chili Peppers:

 

A famosa loja californiana Norman’s Rare Guitars – frequentada por gente como Slash, Tom Petty e Joe Bonamassa -, também aposta em vídeos divertidos e bem-humorados. Fundada em 1975, a loja é referência mundial em guitarras vintage e produz a série de vídeos “Guitar of the Day”, que faz a alegria de quem é viciado em timbres (todos nós, certo?).

A série foi comandada durante alguns anos pelo ex-gerente da Norman’s, Mark Agnesi – o cara ficou tão famoso testando guitarras e baixos de marcas famosas que acabou sendo contratado pela Gibson para falar de tudo relacionado à marca.   

Confira o vídeo em que ele experimenta os timbres matadores de uma Gibson SG Standard de 1965:

 

2ª Categoria: Canais educativos

Talvez esta seja a categoria com mais canais espalhados pelo YouTube; afinal, basta um celular com câmera para gravar aulas e tutoriais. Para selecionar o melhor entre os vídeos focados em lições e aulas, optamos pelos canais dedicados ao rock e suas vertentes.

Além disso, escolhemos os que produzem vídeos regularmente e oferecem aulas para diferentes níveis.

O primeiro é o Justin Guitar, do inglês Justin Sandercoe, talvez o músico com mais conteúdo gratuito disponível online. Somente no YouTube, ele mantém os canais JustinSandercoe, focado em teorias e técnicas, e JustinSandercoeSongs, centrado em como tocar músicas específicas. Por sua vez, seu site, Justin Guitar, oferece um nível de organização ainda maior, com vídeos estruturados divididos entre os níveis iniciante e intermediário.  

Trata-se de um excelente site – talvez o melhor entre os de conteúdo free. Para se ter uma ideia, o trabalho de Justin, que já contabiliza mais de mil aulas gratuitas (!) em seu site, já foi elogiado por lendas como Brian May (Queen), Steve Vai e Mark Knofler (Dire Straits). Aqui, Justin ensina como tocar a clássica “Highway to Hell”, do AC/DC:

 

Outro canal imperdível é o Rock on Good People, criado para disponibilizar vídeos gratuitos do Next Level Guitar, site de aulas pagas.  A turma de professores aposta na diversidade e em lições inspiradas no estilo de artistas de vários gêneros.
Tem de tudo: aulas com licks de blues para iniciantes, dicas para tocar slide, lições, etc. Selecionamos uma aula bacana sobre como criar solos de blues ao estilo Jimmy Page:

 

3ª Categoria: Loucuras e diversão 🙂

Para finalizar a peneirada, escolhemos dois canais “de entretenimento”. Além de temas típicos do universo guitarrístico, eles oferecem pirações e curiosidades que fazem a cabeça dos guitar nerds.

O Samurai Guitarist,  do canadense Steve-san Onotera, é primoroso nesse sentido. Ele mescla videos sérios do tipo “Como os guitarristas podem aprimorar seus ouvidos” com zoações bacanas que vão desde tocar guitarra num taco de hóquei a tocar cinco violões simultaneamente. Esse samurai é ninja, hein? 🙂

No vídeo abaixo, em tom mais formal, o samurai canadense mostra 5 coisas sutis que fazem uma grande diferença no seu jeito de tocar guitarra:

 

Para finalizar, temos as sacadas do holandês Paul Davids. É um dos caras responsáveis pelos vídeos mais bacanas de comparação de equipamentos. Saca só este em que ele toca duas stratocasters – da Fender e da Squier -, e demonstra as sutilezas e diferenças entre elas:

E aí, quais são os canais de guitarristas que você mais curte? Conte nos comentários!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *