“Meu amigo, que beleza!”
Difícil começar um post sobre o figuraça guitar hero gaúcho Marcos De Ros sem o seu bordão, concorda?
E uma das coisas bacanas no material que o professor do curso Guitarra desde o começo disponibiliza é a sua disposição em ensinar conceitos aparentemente elementares ou de conhecimento geral.
É o caso do assunto deste post: afinal, pergunte a qualquer iniciante se ele sabe o que são arpejos, acordes e sweeps. A maioria não saberá explicar com clareza do que se tratam estes conceitos básicos da guitarra.
Segundo De Ros, esses conceitos muitas vezes acabam se misturando, daí a importância de esclarece-los. Vamos entendê-los de uma vez por todas, segundo as próprias explicações do gaúcho? Confira:
Acorde
Um acorde é a junção de ao menos três notas tocadas simultaneamente.
Os intervalos entre essas notas darão as características desse acorde, que pode ser uma tríade maior, menor, aumentada, diminuta ou mesmo tétrade com notas omitidas (ou acrescentadas) e até mesmo clusters.
Arpejo
Marcos De Ros explica que o arpejo tem as mesmas notas do acorde, porém com o seguinte detalhe – as notas são tocadas uma de cada vez ao invés de todas ao mesmo tempo, como no acorde.
Tocou todas junto é acorde. Tocou uma nota por vez, arpejo.
Sweep
O nome de “sweep” é dado a técnica de guitarra onde o movimento da palheta é aproveitado na troca de corda. Por exemplo, toca-se uma nota na terceira corda, com a palhetada para baixo, e a próxima nota está na segunda corda.
Ao invés de tocar essa próxima nota, na corda adjacente, com a palhetada para cima (alternado), aproveita-se o movimento da palheta e palheta-se novamente para baixo.
Com o mesmo movimento, tocamos essas duas notas. A esse tipo do movimento, contrário ao alternado, chamamos de “sweep”. No vídeo abaixo ele explica isso tudo na prática:
Resumão:
Acorde: grupo de notas tocadas ao mesmo tempo; arpejos: as mesmas notas do acorde, porém tocadas uma por vez. Sweep, técnica geralmente usada para tocar arpejos.
Nota importante – arpejos podem ser tocados com outras técnicas, tais como palhetada alternada, string skipping (salto de cordas), ligados, tapping e outras combinações.
Se você é iniciante e quer sair do zero com um mestre como Marcos De Ros, não deixe de acessar o site oficial do Guitarra Desde Começo. Acesse aqui e conheça mais detalhes.
Fonte: Marcos De Ros
Deixe um comentário