Você que ama música inevitavelmente já pensou ou sonhou em ser integrante de uma banda, certo? Claro.
É como o fanático por futebol que sempre quis ser jogador.
E se você é fã de violão e guitarra, também é provável que você tenha o desejo de aprender ao menos a tocar as canções de suas artistas preferidos.
A boa notícia é que, com o advento da Internet, aprender a tocar guitarra do zero tornou-se algo cada vez mais descomplicado.
Portanto, se você está considerando tornar-se um guitarrista, é interessante se atentar para certos conhecimentos básicos.
Essas informações irão ajudá-lo nessa jornada inicial pelo aprendizado da guitarra. Continue lendo o post e confira Os 10 Fundamentos Básicos para tocar guitarra do zero:
1) Conheça o instrumento
Um dos primeiros fundamentos que você precisa lembrar para aprender a tocar guitarra do zero é compreender e conhecer o instrumento. Afinal, mesmo sendo capazes de tirar lindas melodias, as guitarras e violões ainda são ferramentas.
E, como com qualquer ferramenta, é necessário que você saiba como que ela funciona, entendendo a sequência de casas, as notas que cada corda representa e até mesmo a fazer manutenções simples, como a troca de cordas e a limpeza básica do instrumento.
2) Aprenda a afinação
Quando falamos de aprender a afinar, não queremos dizer que você PRECISA afinar o instrumento “de ouvido”. Os apps de celular estão aí para nos ajudar à chegar à afinação correta em questão de minutos.
O que é preciso salientar é que o instrumento afinado corretamente é fundamental. Afinal, a melodia projetada pela guitarra só consegue causar um bom impacto caso as cordas estejam bem afinadas.
E, para quem está iniciando, é fundamental sentir que aquele som que você está a criar é agradável e remete às suas referências musicais. Isso ajuda a manter o ânimo para continuar praticando, mesmo com um conhecimento bem básico de guitarra.
3) Saiba a postura correta
A postura também é um fator que implica muito na prática da guitarra do zero.
Pois a postura correta irá ajudá-lo a desenvolver a técnica da mão esquerda, fazendo com que você consiga montar os acordes com o menor esforço possível e com velocidade.
A postura adequada é a que se ajusta a partir da angulação dos dedos à posição do polegar no braço da guitarra, deixando-os de uma maneira em que a nota ressoa corretamente. Assim, você conseguirá trocar as notas com facilidade e gradativamente aperfeiçoar a sua técnica.
Assista ao vídeo do Cifra Clube para mais detalhes sobre postura:
4) Aprenda os acordes básicos
Saber os acordes menores e maiores é básico para você começar a tocar as primeiras músicas, mesmo aquelas que se limitam a quatro acordes (confira o post sobre músicas fáceis de tocar).
Os acordes nada mais são do que a junção de três notas ou mais, e seus nomes são baseados nas notas fundamentais que os estruturam. E com as escalas você terá acordes em tom menor ou maior.
5) Pratique exercícios de Digitação
Apesar de o nome poder ser relacionado a algo totalmente diferente, a digitação na guitarra está relacionada a exercícios para desenvolver a coordenação motora necessária para tocar guitarra.
Afinal, se você já esta melhorando a sua técnica da mão esquerda na postura, com a digitação você irá trabalhar a velocidade para conseguir tocar cada nota ou acorde sem acabar travando os dedos ao trocar de nota.
Este, aliás, é um dos principais empecilhos para os iniciantes na guitarra.
6) A técnica do Abafamento (palm mute)
Outra técnica que pode ser difícil de ser dominada pelos guitarristas iniciantes é o abafamento ou palm mute.
Ela consiste em usar a lateral da mão para conseguir abafar a nota do acorde, no momento que você a reproduz.
Essa técnica é muito usada com aqueles que estão tocando músicas de rock e elas geram um timbre mais abafado e grave dando mais destaque em algumas passagens da música. Quando mal reproduzida, as cordas podem emitir som nenhum ou emitir um som agudo demais.
Saiba mais detalhes de como executá-lo corretamente nesta aula gratuita do professor Rodrigo Ferrarezi, criador do curso Guitarra Intensiva:
7) Ter paciência
A paciência é um grande aliado que você pode ter quando se está aprendendo a tocar do zero. Afinal, para quem sonha em ser guitarristas, existe a ansiedade de conseguir tirar um solo logo de início.
E, ao perceber que ainda não se tem coordenação suficiente para realizá-lo, a frustração pode te pegar. Por isso, a paciência age como uma professora que lhe incentiva e estimula a continuar praticando.
8) As pestanas
As pestanas talvez sejam a parte mais odiada por quem está começando a tocar.
A exemplo do palm mute, as pestanas exigem treinamento e paciência; só com o tempo você terá a firmeza adequada nos dedos para que o som saia limpo.
9) Troca de acordes
Além da postura, da digitação e da montagem dos acordes, você precisa entender esse fundamento quando for aprender a tocar guitarra.
Pois a mão direita e esquerda precisam estar sincronizadas corretamente para que ambas trabalhem ao mesmo tempo, com movimentos diferentes.
10) Continuar praticando!
E esse fundamento é o mais crucial entre os fundamentos mais importantes. Mesmo que sejam 30 minutos por dia, você precisa manter a rotina de praticar. Somente dessa maneira, você vai conseguir desenvolver a técnica e evoluir!
Curso Guitarra Intensiva
Se você chegou até aqui, certamente é apaixonado pela guitarra e provavelmente esteja a fim de aprender a tocar. Se por acaso você dispõe de pouco tempo ou imagina que tocar está acima das suas habilidades, vale a pena investir no curso Guitarra Intensiva.
Desenvolvido pelo músico Rodrigo Ferrarezi, o método aborda tudo o que você precisa saber para dominar a harmonia e criar solos de improviso. Um conteúdo denso que vai te ajudar a encontrar um propósito na música, para não desistir como a grande maioria faz.
Com toda a prática e teoria, o curso aborda temas imprescindíveis aos que pretendem ser guitarristas acima da média, ou se profissionalizar para viver da música.
“Mas será que esse tal de G.I funciona mesmo?”. Conheça o curso em sua versão 2.0 por dentro e tire suas próprias conclusões:
Para garantir a sua vaga e conhecer mais detalhes do Guitarra Intensiva, basta clicar aqui!
Deixe um comentário