Geralmente, quem gosta de instrumentos de corda, começa com o violão, certo?
Na verdade, não! Algumas pessoas preferem aprender a tocar guitarra sem passar antes pelo violão. Enfim, a escolha é pessoal. E é neste momento que surgem algumas dúvidas sobre como escolher o modelo ideal para quem está iniciando.
Como você vai encontrar diversos tipos deste instrumento no mercado, este post irá orientá-lo a .
Confira!
Os principais tipos de guitarra
Você já deve ter notado que a maioria das guitarras é do tipo maciça e possuem o corpo composto por uma peça sólida de madeira. Porém, no mercado você encontra diversos outros tipos:
Acústicas
Você sabia que a guitarra desplugada recebe o nome de violão? Isso mesmo! Este é um dos tipos de guitarra que muitos artistas tem costume de usar!
As guitarras acústicas não tem necessidade de estarem conectadas com sistemas elétricos. Assim, a ressonância e o formato do corpo por si só criam toda a amplificação do som.
Semi-acústicas
Esta é uma guitarra elétrica que tem o corpo oco e é cheia de pequenas aberturas que influenciam o timbre das notas.
Eletroacústicas
Já este tipo de guitarra é bastante conhecido como violão elétrico.
Tal instrumento promove ao som acústico, a potência dos instrumentos elétricos devido a um sistema que possui capacidade de realizar uma amplificação interna.
Como escolher a melhor guitarra?
Agora que você já conhece os principais tipos de guitarra, é interessante que saiba também sobre os modelos mais comuns deste instrumento.
Além da madeira e das cordas, existe uma série de especificidades para cada tipo de guitarra. E são exatamente estas particularidades que estão diretamente associadas ao tipo de som que o músico deseja tirar do instrumento.
Conheça os modelos de guitarra mais utilizados:
- Flying V – oferece uma boa pressão na parte de trás das cordas devido sua inclinação de 17 graus. Não é tão indicada para quem toca somente sentado.
- Strato – esta é uma das melhores guitarras, pois é versátil, produz sons mais leves e conta com uma ótima sustentação das notas.
- Telecaster – se você está interessado/a em tocar country ou sertanejo, saiba que este modelo de guitarra é uma ótima alternativa, pois tem dois compartimentos e corpo sólido que geram um excelente som.
- Les Paul – possui captadores duplos e é bem indicado para quem curte metal.
- Statocaster – esta é uma das guitarras mais famosas do mundo! Pode chegar até 3 singles, possui escudo único para proteger os captadores e é uma excelente alternativa para tocar qualquer tipo de música.
Assista também este vídeo do Cifra Club explicando as diferenças básicas entre a Les Paul e a SG, dois dos modelos mais populares de todos os tempos:
Pronto. Após escolher o tipo e o modelo de sua guitarra, você deve decidir por qual marca optar. O bacana é você buscar conhecer as características e histórias de cada uma e quais músicos já fizeram uso dela.
As principais marcas são:
Outras dicas sobre como escolher a melhor guitarra
- Para aprender tocar guitarra, você não necessariamente precisa escolher um instrumento muito caro.
- Se você é iniciante, comece com uma guitarra mais simples e gradualmente vá adquirindo boas experiências com ela.
- Depois que tiver dominado algumas técnicas de guitarra e se sentir mais seguro para dar o próximo passo, invista em uma guitarra mais robusta.
E, mesmo com uma guitarra de baixo custo, você tem boas opções de fazer upgrades com:
- Tarraxas que seguram melhor a afinação.
- Melhores captadores.
- Alinhamentos com luthiers e inúmeras customizações que você mesmo pode realizar para deixar seu instrumento com a sua “cara”.
Vale a pena conferir as orientações do músico Marcos De Ros, criador do Curso Guitarra Desde o Começo (conheça mais detalhes aqui), sobre como comprar a sua primeira guitarra. No vídeo, De Ros chama a atenção para detalhes importantes ao visitar uma loja de guitarras:
O que fazer ao comprar sua guitarra?
Antes de comprar sua guitarra, já na loja, faça o seguinte, como já mostrado no vídeo acima do Marcos De Ros:
- Teste a guitarra e sinta se ela possui um braço confortável e um bom timbre. Caso não saiba como fazer esta análise é interessante que esteja acompanhado/a de alguém que seja músico ou familiarizado com as particularidades do instrumento.
- Ligue-a em um amplificador.
- Para observar se a guitarra tem um som uniforme, toque-a em modo desligado.
- Mude a chave de seleção para ouvir os diferentes timbres.
- Cheque todos os botões para certificar que eles estão em correto funcionamento.
- Nas várias posições do braço, toque alguns acordes para tentar identificar se o som da guitarra trasteja ou desafina.
Gostou? Estas dicas de como escolher a melhor guitarra para iniciantes são apenas para você ter mais conhecimento antes de adquirir o instrumento.
Vale salientar que a guitarra ideal para quem está começando envolve muito o gosto pessoal e finalidade do som que se pretende desenvolver.
Se você deseja se aperfeiçoar e aprender a tocar guitarra profissionalmente, sugerimos conferir o post sobre os melhores cursos online de guitarra.
Aproveite e compartilhe as dicas deste post com os seus amigos!
Deixe um comentário