Talvez essa seja a briga mais clássica do mundo da guitarra.

Baseado na minha experiência, o lapso de tempo entre você adquirir o primeiro instrumento e começar a pensar em equipamentos é muito rápido.

Ganhei minha primeira guitarra aos 15 anos, uma Gianinni Strato vermelha. Não tinha amplificador e ligava ela no som da sala de casa. 

Quando liguei, logo percebi que o som que ouvia nos discos não era o mesmo que conseguia tirar na prática, foi quando um amigo me apresentou um pedal de distorção.

Já era: minha missão de vida passou a ser conseguir comprar um negócio daqueles. Contei esse pequeno relato pois é o que acontece com muita gente.

Demorou bastante para eu conseguir comprar, mas fui de pedaleira. Uma Zoom 606. Um amigo havia me dito que seria mais legal (e mais barato) comprar um multi-efeitos. Ele estava certo.

Se você começou a tocar há pouco tempo e está com essa dúvida, vou te dar alguns motivos para preferir uma pedaleira ao invés de pedais, pelo menos nesse começo:

 

  1. Preço

Você vai gastar bem menos numa pedaleira de entrada. Na minha época, as pedaleiras para iniciantes eram bem simples, chegando a ser ruins. As mais modernas eram bem inacessíveis. Atualmente você consegue comprar muita coisa boa, honesta mesmo, por preços muito bons. Ainda mais se você recorrer ao mercado de usados.

Com relação aos pedais, o investimento é maior. Para ter um afinador, um overdrive, um delay e um chorus, você já vai passar fácil dos mil reais. Isso levando em consideração que estou calculando valores com pedais baratos .

 

  1. Curva de aprendizado

Essa é a maior vantagem das pedaleiras para quem está começando.

Nela você pode aprender sobre o que é cada coisa. Drive, distorção, delay, chorus, flanger, phaser, wah, filtros, equalizadores, simuladores de amp, caixas, microfones… Enfim, é uma unidade que reúne todas as coisas que você precisa saber. A partir dela você começa a estabelecer seus gostos e a descobrir o que não serve para você.

 

Descobrindo tudo isso e aprendendo sobre tudo, você começa a ter parâmetros para mergulhar no extenso mundo dos pedais, sabendo escolher o que te serve ou não.

 

  1. Transporte e Flexibilidade do uso.

Melhor transportar uma coisa só do que várias, concorda?

Num pedalboard de pedais individuais, além de cada pedal, você terá que carregar fontes, cabos, case, etc. Com uma pedaleira, você só precisa de dois cabos e o próprio equipamento. É mais fácil de ligar, levar, usar.

Além disso, as pedaleiras atuais contam com recursos que são uma mão na roda. A maioria delas conta com Impulse Response (ferramenta de simulação de falantes e microfones), simuladores de amplificador altamente fiéis, entradas USB para edição no computador e algumas funcionam até como placa de áudio.

Tudo isso serve para você gravar, experimentar, conhecer. Para quem está começando é como se fosse um bom curso de aprendizado.

As pedaleiras maiores e mais caras possuem recursos a perder de vista. São usadas por músicos experientes pela praticidade e fidelidade sonora. O mercado digital chegou muito próximo da perfeição que encontramos nos equipamentos valvulados e analógicos. 

Obviamente que nem tudo são flores, existem coisas negativas nas pedaleiras. Essas coisas não são relevantes para quem está começando, por isso não as citei. 

Eu prefiro pedais por vários motivos, mas eu já passei pela fase onde aprendi demais usando pedaleira. Até pouco tempo atrás eu mantinha uma no meu set, em casa, mesmo tendo um board de pedais. Por isso, acho quase que obrigatório todo guitarrista passar por essa fase.

Se você já tem sua guitarra e está pensando nos efeitos, considere bastante adquirir uma pedaleira. É um ótimo investimento para você aprender e desenvolver suas preferências.

 

Pedaleiras com bom custo-benefício:

Nas lojas online, são várias as opções de pedaleiras de guitarra com bom preço e qualidade. Separamos alguns na Amazon que vale a pena conferir:

1ª) A primeira é a Tank G, que vem com Chorus, Boost, Flanger, Overdrive, Delay, Vibrato, Reverb, Tremolo, 36 presets e é levinho, pesando pouco mais de 600 gramas.

Clique na imagem abaixo para conferir ou acesse por aqui.

2ª) Outra opção incrível é essa belezinha da renomada marca Zoom, uma das preferidas dos clientes da Amazon: a G1 Four!

Ela vem com 71 efeitos de guitarra embutidos e modelos de 13 amplificadores, looper de 30 segundos, 68 padrões de ritmo incorporados, entrada de guitarra padrão, entrada auxiliar para reprodutores de áudio externos e saída de amplificador/fone de ouvido.

Ou seja: é um mini-estúdio para você tocar sua guitarra com várias combinações de timbres e efeitos. Confira aqui ou clique na imagem abaixo.

Vale conferir esse vídeo review também em que o nosso parceiro Ozielzinho, do curso Guitarra Rock Academy (conheça aqui) mostra alguns dos presets e como gravar no Zoom G1. Confira: